Ultimamente, o tema Competências e Habilidades Socioemocionais saiu do espaço especificamente escolar para ser tratado também pela mídia e se tornar assunto de palestrantes em situações diversas, de abordagens em reuniões de Recursos Humanos e do interesse de CEO’s de grandes empresas. A recorrência invariante nesses discursos tem sido a necessidade de os jovens acrescentarem à educação acadêmica esse outro aspecto, de vital importância para sua formação.

Também chama atenção, nos últimos anos, um maior interesse, por parte das famílias, querendo saber o que ocorre nas escolas, a linha pedagógica desses estabelecimentos, seu posicionamento diante de assuntos contemporâneos. É natural que, somado a esses tópicos, o tema Competências e Habilidades Socioemocionais esteja ficando cada vez mais familiar para os pais, e passou a ficar tão recorrente que algumas pessoas chegam a questionar se ele não passa de mais um modismo na educação, ou até se está sendo explorado como um recurso de propaganda, a fim de as escolas agregarem mais valor aos seus serviços.

Nesse contexto, o Magnum julga importante explicitar dois aspectos.

Em primeiro lugar, esclarece que o desenvolvimento dessas Competências e Habilidades Socioemocionais é de grande relevância.  Por isso, deve ser promovido no ambiente escolar por meio de metodologias específicas e de ações pedagógicas planejadas, considerando o tempo de permanência dos alunos na escola e as oportunidades que surgem durante as atividades curriculares e extracurriculares. Nosso Colégio já explicitou mais de uma vez que esse trabalho relaciona-se diretamente ao aprimoramento das Competências Intrapessoais, tais como discernimento, honestidade, disciplina, humildade, entre outros, e das Competências Interpessoais, principalmente a empatia, a solidariedade, a compaixão e a comunicação assertiva.

Temos consciência de que são temas que muitos dos que lidam com educandos hoje tiveram que desenvolver intuitivamente, já que não puderam contar com a ajuda de profissionais especializados quando na época em que estudavam. Contudo, apesar das dificuldades, a sociedade contemporânea – que quer lidar melhor consigo mesma, ser menos dependente de terapia e análise, valorizar a vida comunitária e interpessoal – exige dos educadores atuais uma formação que os torne mais aptos a trabalhar com essas capacidades durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Em segundo lugar, deve-se ressaltar que, apesar de a percepção da importância das Competências e Habilidades ser muito recente, o Magnum já havia voltado sua atenção para o tema desde 2011. A partir dessa época, envidou esforços visando ao planejamento e à implantação dessa prática, destacando-se entre os pioneiros a desenvolvê-la. Nesse período, construímos nossa matriz de Habilidades e Competências Socioemocionais,  que é referencial para nosso trabalho e,  em  2014, já havíamos criado a coordenação específica para a área  de Formação.

Ciente da importância da qualificação dos educadores nesse processo, a gestão do Magnum, que mantém sua equipe de educadores  em constante processo de aprimoramento, investe para que os professores desenvolvam, cada vez mais, a capacitação também   na área de Competências e Habilidades Socioemocionais. Por sua vez, os estudantes, para evoluírem o mais possível nesse aspecto, além das ações previstas na matriz curricular, passam, no período escolar normal, por um processo de autoavaliação previsto para o ano ou série que estão cursando. Também, sem custo adicional, em horário extracurricular, o Magnum lhes oferece o programa Habilidades para a vida, para que desenvolvam suas habilidades por meio da arte, do esporte, da cultura, do empreendedorismo, da ação social e da espiritualidade, enfatizando sempre o princípio do protagonismo do jovem.

Dessa maneira, ao dar especial atenção à área de Competências e Habilidades Socioemocionais, o Colégio mantém com as famílias o compromisso assumido desde a sua fundação, há 25 anos, de oferecer às crianças e adolescentes aos seus cuidados o melhor ensino e a melhor e mais completa formação.

Sempre atento às propostas didático-pedagógicas que podem implicar significativos avanços na qualidade na educação de nossos alunos, o Magnum se mantém fiel à missão de estar ao lado dos pais para auxiliá-los a oferecer às novas gerações uma formação sólida, humana e Cristã, necessária para construir vidas mais felizes e uma sociedade melhor.