Desafios aparecem na vida de todos e quase nunca são bem recebidos. Na verdade, geralmente, ocorre o oposto quando aparecem, pois geram desconforto, ansiedade e estresse. Isso se manifesta, com especial intensidade, nas pessoas que, por motivos diversos, exercem, ou tentam exercer, alguma forma de controle.

É claramente perceptível que a tentativa de  controle, no nível pessoal,  é responsável direta por conflitos nas famílias, nos grupos de amigos, nos casais de namorados, entre colegas de estudo e de trabalho. Em uma empresa, não é diferente. E, neste caso, o medo da perda de controle é expressivamente agravado quando surgem situações de desafio.

A chegada de concorrentes ao mercado, a opinião de clientes multiplicada nas redes sociais, funcionários brilhantes que galgam sucessivas posições de destaque na empresa são exemplos de desafios que podem soar como ameaça a um gestor inseguro. A sensação de perda de controle pode acabar gerando um estresse excessivo e traduzir-se em reações de defesa, muitas vezes, até desastrosas.

Na verdade, o momento de enfrentar um desafio, assim como ocorre com qualquer  tribulação, inevitável na vida humana, deve ser, acima de tudo, um momento de aprendizagem, tanto para uma pessoa , como para uma empresa. Em vez de configurar-se como uma ameaça à estabilidade e ao conforto, um desafio pode assumir uma dimensão positiva e ser enfrentado como oportunidade de aprimorar e crescer.

É característica de gestores lúcidos a consciência de que os desafios são molas impulsoras, em vez de ameaças ao controle. O mesmo se aplica às demais pessoas, qualquer que seja o nível em que estejam envolvidas.

No plano empresarial, em vez da perplexidade e do temor diante de um desafio, o gestor capaz é aquele que analisa profundamente as situações e o cenário, processa um levantamento de dados e elabora um planejamento eficiente e realista. Essa deve ser a reação madura e eficaz de quem sabe transformar o medo , que é natural nas situações de desafio,  em aprendizado, capaz de produzir mais motivação e maior crescimento.