“Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lucas 12:33 e 34)
O que temos é fugaz, efêmero, circunstancial; o que somos, por sua vez, indica um estado de permanência que, por meio da perseverança, pode tornar-se sustentável e perene.
Líderes servidores SÃO e, portanto, concentram-se:
não em TER uma equipe, mas em SER parte de uma;
não em TER uma casa, uma empresa, mas em SER um lar;
não em TER uma vida melhor, mas em SER melhor na vida;
não em TER mais compromisso com sua equipe, mas em SER mais comprometido com ela;
não em TER autoridade sobre sua equipe, mas em SER referência para ela.
Líderes servidores possuem valores superiores.
Não é necessário abrir mão de patrimônio, cargo, posição. O que é significativo é o VALOR que se dá ao TER, que precisa ser infinitamente menor do que o valor que se dá ao SER, pois é este que nos faz mais humanos. Afinal, o que verdadeiramente importa são os valores humanos, imateriais.
Convido você a fazer uma lista com duas colunas encabeçadas pelas perguntas:
O QUE SOU?
O QUE TENHO?
Qual das colunas foi a maior? Reflita sobre isso.
Uma possibilidade de reflexão é se os bens almejados são o meio para algo maior ou se são apenas um fim em si mesmos, meros objetos de adorno e de status. Por exemplo, tudo bem se buscar um carro bom, grande, confortável e prático, mas será que eu penso em tendo esse carro eu viajarei muito, ou levarei minha família pra passear, ou poderei levar mantimentos pra caridade ou eu só quero mostrar o carro pro meu vizinho ou pra quem quer que seja que eu consegui esse carro?
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