Virtude: segundo o dicionário Aurélio, virtude é uma disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e a evitar o mal. Virtudes são hábitos que adquirimos durante nossa criação, repassados, principalmente, por meio de exemplos, das pessoas que são referência para nós, durante nosso processo de formação.

As virtudes relacionam-se diretamente aos princípios (verdades universais), os quais geram valores (padrões de comportamento). Portanto, lute pelos princípios, que os valores e as virtudes fluirão naturalmente.  Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela tinham princípios, valores e virtudes alinhados: todos lutavam pelo princípio da dignidade humana.

As virtudes humanas regulam os atos e as paixões e guiam a conduta humana segundo a razão e a fé. São elas:

Fé: nossa crença em Deus se dá por meio dela.

Esperança: a confiança e a perseverança nas promessas de Cristo se dão através dela.

Caridade: através dela, amamos ao próximo como a nós mesmos.

Prudência: por meio dela, discernimos, em quaisquer circunstâncias, o verdadeiro bem e fazemos a escolha dos justos meios para atingi-lo. Indica a regra e a medida.

Justiça: é através dela que damos ao outro o que lhe é devido.

Fortaleza: assegura-nos a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem.

Temperança: é por ela que moderamos, controlamos a atração pelos prazeres, assegurando o domínio da vontade sobre os instintos.

Líderes necessitam ter um conjunto significativo de virtudes para se considerarem servidores. Portanto, seu comportamento deve estar alinhado a valores, cuja fonte está em determinados princípios.

“É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.” (Lucas 6:48)

Princípios: são os fundamentos, a base ou essência de uma ação, que determinam a conduta ou o comportamento de uma pessoa ou organização. São paradigmas básicos, a partir dos quais nossas atitudes e comportamentos são gerados. São leis naturais que governam o relacionamento humano. São verdades universais.

Valores: são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, embasada em seus princípios, que determinam a forma como ela se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente. São tentativas internas e subjetivas de tentar expressar, alinhar ou conduzir os princípios.

Os princípios são o sentido, que norteiam os valores e estes são a prática, o agir.  São alicerces  que há em nosso interior, para que reflitam em nosso exterior como estratégias.

A relação entre os princípios e os valores pode ser compreendida pela pergunta: “Em que eu me baseio para agir, para tomar uma decisão?”

A capacidade de tomar decisões é uma das características fundamentais de um líder. A capacidade de tomar decisões baseando-se em princípios é uma característica de um líder servidor. Quando dizemos que um líder servidor toma suas decisões baseadas em princípios, estamos dizendo que ele lidera por valores.

E você, tem construído sua liderança com base em quais princípios?